FASTNET

The greatest WordPress.com site in all the land!

Gel recupera função cardíaca de infartado

Heart health

Estratégia, aplicada com sucesso em porcos, deve ser testada em humanos neste ano

Um gel que tem como matéria-prima o próprio tecido do coração recuperou parcialmente a função cardíaca perdida após o infarto. A estratégia, aplicada com sucesso em porcos, deve ser testada em humanos neste ano, segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia. Ainda não existem terapias que promovam a reconstituição do músculo cardíaco afetado pelo infarto.

O material foi injetado no coração de seis porcos, duas semanas após terem sofrido infarto. Outros quatro porcos infartados não receberam a terapia. Três meses após a aplicação, testes mostraram que os porcos que receberam o gel tinham melhorado a função cardíaca, enquanto os que não o receberam apresentaram piora. Foi observada a migração de células musculares para a região que recebeu o gel, além da formação de vasos sanguíneos nas áreas infartadas. No grupo-controle, o tecido afetado tornou-se fino e fibroso.

Karen Christman, uma das autoras do estudo, publicado na Science Translational Medicine, observa que, quando alguém sofre um infarto, a estrutura do músculo cardíaco é degradada, o que faz com que novas células não tenham onde se fixar para que o tecido cresça.

— Pensamos que a melhor coisa para se injetar no coração seria o mesmo que estava lá inicialmente. Então, desenvolvemos a forma líquida dessa estrutura muscular.

Também foi constatado que o gel reduz a cicatrização, o que é importante, segundo o cardiologista Dr. Leopoldo Piegas, do HCor, porque a cicatriz que se forma após o evento atrapalha a contração cardíaca.

Uma das críticas feitas ao estudo, afirma o dr. José Eduardo Krieger, diretor do Incor, é que os testes não foram realizados utilizando, para efeito de comparação, a medicação administrada hoje a infartados.

— Isso permitiria determinar se os efeitos do gel são superiores aos medicamentos disponíveis.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Navegação de Post Único

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: